Um estado com enorme potencial de crescimento.


O estado do Espírito Santo está localizado na região Sudeste do Brasil. Com uma população de aproximadamente 3,9 milhões de habitantes, é conhecido por ser um polo logístico devido, principalmente, à sua localização estratégica. Localizado próximo aos principais centros consumidores e produtores, tanto da região Sudeste como da região Centro Oeste e Nordeste.

O estado possui um complexo portuário com 6 portos, 5 aeroportos e linhas ferroviárias que o ligam a outros estados da região Sudeste. Com destaque por seu controle das contas públicas e por possuir um ambiente de negócios favorável com um governo historicamente favorável à iniciativa privada e com mão de obra qualificada.


O mercado financeiro no ES.


O mercado financeiro brasileiro é pouco desenvolvido e com grande concentração nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, nas outras regiões o mercado de bancos de investimentos e butiques financeiras é pouco relevante.


O Espírito Santo não foge dessa realidade. A maioria das empresas utiliza apenas produtos de crédito de prateleira de grandes bancos e faz transações de fusões e aquisições por conta própria, o que aumenta o risco dessas transações e faz o mercado ser pouco líquido.


Além disso, o mercado é relativamente fechado para players de fora, que têm dificuldade para entrar e ganhar a confiança dos empresários locais.

3,9 mi


DE HABITANTES


MAIOR PIB PER CAPITA

LOCALIZAÇÃO
ESTRATÉGICA

MAIOR COMPLEXO
PORTUÁRIO DA AL

MÃO DE OBRA
QUALIFICADA

AMBIENTE DE NEGÓCIOS
FAVORÁVEL

A Apex tem o propósito de desenvolver o mercado financeiro pois acredita que seu desenvolvimento promove a melhoria do bem-estar social. Além disso, desenvolveu uma metodologia própria para entrada em mercados fechados e pouco desenvolvidos, o que a faz ter vantagem competitiva nesses locais.


Principais setores:

AGRONEGÓCIO

ROCHAS ORNAMENTAIS

MINERAÇÃO

PETRÓLEO

LOGÍSTICA