Até quando vamos aceitar o comportamento da China?

Estamos no início do surto de coronavírus, que começou na China e se propagou para o mundo. Por isso, alguns dizem que o vírus é chinês. Outros que os chineses comem coisas estranhas. Mas, não acho que é isto que importa.

Contudo, o ponto é que a China foi alertada por um de seus médicos sobre a doença ainda na início de dezembro. A reação chinesa foi prender o médico e esconder o problema. Deveria ter alertado o mundo do risco (o que foi feito somente em janeiro).

Além disso, a China vem desrespeitando as regras de comércio desde sua entrada na OMC: não respeita propriedade intelectual, usa seu poder para ameaçar empresas, etc. Agora a China desrespeitou e colocou o mundo em risco ao tentar esconder um problema interno de saúde pública.

É necessário enquadrar a China nas normas comércio e saúde pública, ou coloca-la para fora. Os USA, o Reino Unido, a Europa e Japão tem que acordar. É necessário colocar um ponto final ao desrespeito chinês aos princípios que vamos aperfeiçoando desde 1945.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *