Entendendo a recuperação do Ibovespa na última semana

recuperação Ibovespa

Como não fazia há meses, o Ibovespa mostrou recuperação, seguindo as bolsas mundiais e fechou a última semana com alta acima de 3.5%. Mas, nada além disso aconteceu no que tange à melhora da economia brasileira. Em nosso país, continuamos com os riscos inflacionários e os problemas fiscais, como nas semanas anteriores.

Para entendermos a valorização do Ibovespa devemos olhar o comportamento do governo. Em semanas, foi a primeira vez que não tivemos membros do governo e/ou do Congresso defendendo medidas “mágicas” para a economia como o aumento ou a criação de impostos, aumento de gastos, Renda Cidadã, etc.

Pelo contrário, a semana foi marcada pela reaproximação da equipe econômica do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e pela ausência de declarações do presidente defendendo mais gastos e impostos. Embora pareça pouco, foi o suficiente para os ativos brasileiros retomarem a valorização. Bem como, para o dólar e o Risco País caírem.

É claro que ficar calado não é o suficiente para manter esta valorização no longo prazo. Para tanto, o governo tem que retomar as negociações para fazer avançar as reformas no Congresso. No entanto, depois das últimas semanas, devemos ser mais claros quando falarmos sobre este assunto.

Afinal, estamos nos referindo àquelas reformas que vão gerar estabilidade, reduzir os gastos públicos e o custo para empreender no Brasil, melhorando o ambiente de negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *