Silêncio no governo, recuperação do Ibovespa

Silêncio no governo

Depois de quedas consecutivas em agosto e setembro, o Ibovespa tem se recuperado nas últimas semanas. Mas a valorização não vem de mudanças na economia brasileira, visto que esta continua em boa recuperação e não houve grandes alterações. A verdadeira causa dessa mudança é o maior silêncio no âmbito do governo.

No campo externo também não houve muitas mudanças. Os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estão se recuperando, embora com perda de ritmo em vários deles nas últimas semanas, possivelmente devido ao recrudescimento da pandemia. Além disso, nos Estados Unidos, a Casa Branca e o Congresso ainda não conseguiram chegar a um acordo para aprovar o novo pacote de estímulos.

Muito ajuda quem não atrapalha

Assim, a recuperação do valor de mercado das empresas por aqui na semana passada é ocasionada pela ausência de tentativas de inovações na política fiscal. Tanto o presidente quanto o ministro da Economia pararam de vir a público anunciar propostas que vinham gerando instabilidade e aumento de risco. Nesse sentido, alguns exemplos são: financiamento de novos gastos via interrupção do pagamento de precatórios, criação de CPMF, bitributação de dividendos, taxação do pecado, etc.

Além do silêncio do governo, com a redução de declarações do presidente da República e do ministro da Economia, o presidente da Câmara tem proposto votar a PEC 186 (PEC emergencial). Esta é importante pois permitiria cortar e controlar os gastos públicos, um dos principais motivadores das incertezas no país. Ainda, caso seja aprovada, esta PEC poderia inclusive liberar recursos para criar o programa Renda Cidadã, respeitando o teto de gastos (PEC 95).

Parece pouco para a explicar a recuperação recente do Ibovespa. Entretanto, depois de semanas ouvindo propostas “fora da caixa”, essa mudança de direção nas declarações do governo foi o suficiente para reduzir a incerteza e a instabilidade presentes no mercado interno. Agora, se apenas esse silêncio já foi suficiente para trazer valorização, imaginem a alta que teríamos caso o governo se organizasse para votar e aprovar medidas paradas no Congresso, como a Reforma Administrativa e as PECs 186 e 188.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *