
O que é Previdência Privada?
A Previdência Privada é o investimento ideal para ajudar você a construir um futuro tranquilo. Essa modalidade de investimento oferece diversos benefícios e permite que você construa seu patrimônio com maior flexibilidade e diversificação, pensando no médio e longo prazo.
Quais os tipos de planos de Previdência Privada?
Há dois tipos de planos de Previdência Privada: o PGBL e o VGBL. Descubra qual faz mais sentido para você.
Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)
Mais adequado para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda e contribui com o INSS. Permite o abatimento do valor das contribuições até o limite de 12% da renda bruta anual tributável. O IR incide sobre o valor total a ser resgatado (contribuições e rendimentos).
- Mais adequado para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda e contribui com o INSS ou Regime Próprio da Previdência Social.
- Benefício fiscal no Imposto de Renda.
Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL)
Indicado para quem faz declaração simplificada do Imposto de Renda ou é isento. Também é uma opção para quem faz declaração completa e deseja investir mais de 12% de sua renda bruta tributável anual em Previdência Privada, tornando-se um complemento para quem investe em PGBL e gostaria de aportar um valor além do contemplado pelo benefício fiscal. O IR incide apenas sobre os rendimentos.
- Ideal para imposto de renda simplificado
- Imposto de renda apenas sobre os rendimentos
Como funcionam os impostos em Previdência Privada?
A tributação da Previdência Privada pode ser progressiva ou regressiva. Cada opção é mais adequada para diferentes objetivos e perfis de investidor.
Tributação Progressiva
Mais adequada para investimentos de curto prazo. As alíquotas serão calculadas de acordo com o valor a ser resgatado considerando a base de cálculo do IR (tabela abaixo), sendo retidos 15% na fonte a título de antecipação do imposto, e o ajuste deve ser realizado na declaração anual de IRPF.
- Curto Prazo
- Alíquotas serão calculadas de acordo com o valor a ser resgatado
Tributação Regressiva
As alíquotas do Imposto de Renda variam de acordo com o prazo do investimento, por isso é ideal para quem pode manter os recursos investidos a longo prazo.
- Longo prazo