Conheça os investimentos em Renda Fixa

O que é Tesouro Direto?
O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional, feito em parceria com a bolsa de valores, a B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, para a venda de títulos públicos federais a pessoas físicas por meio da internet. É uma modalidade de investimento famosa no Brasil pela segurança e retornos atrativos, com diferentes títulos e prazos com ganhos superiores aos da poupança nas regras atuais.
Como funciona o Tesouro Direto?
O Tesouro Direto funciona de forma simples: você compra títulos públicos emitidos pelo governo e recebe juros por isso. O investidor escolhe o título, investe o valor desejado e espera o vencimento para resgatar o montante com os rendimentos.
Como investir no Tesouro Direto?
Para investir no Tesouro Direto, é necessário abrir uma conta em um banco de investimentos ou em uma corretora de valores, escolher o título desejado, transferir os recursos e efetuar a compra. No Apex, você realiza esse processo de forma simples e segura, totalmente on-line e com o apoio de uma equipe de especialistas.
Como começar a investir em Renda Fixa?
Esses títulos costumam ter três tipos de rentabilidade: pós-fixada, geralmente atrelada à Selic ou ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), prefixada, com taxa definida no momento do investimento, ou atrelada à inflação, quando é remunerada uma taxa fixa adicionada do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
Títulos Pré-Fixados
Como funciona sua remuneração?
A remuneração do Tesouro Prefixado é definida no momento em que o investidor aplica seu dinheiro no título em questão, sendo que ela é composta de uma taxa anual. Este título, contudo, sofre a marcação a mercado e quem quiser vendê-lo antes de seu vencimento pode sofrer com as oscilações em seu preço.
Vantagens e riscos
O Tesouro Prefixado é um título do Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal em parceria com a B3. O governo é considerado por especialistas, o credor mais seguro que existe no país e, assim, esse se torna um investimento bastante conservador em termos de crédito. Porém, ele conta com a marcação a mercado e seus preços sofrem oscilação, o que pode afetar o investidor que se desfaça do papel antes de seu vencimento.
Para quem se destina esse investimento?
O Tesouro Prefixado é um título indicado para investidores que querem saber exatamente quanto receberão ao final do investimento, mas não é indicado para pessoas que precisam se desfazer do papel antes de seu vencimento, uma vez que a marcação a mercado pode trazer oscilações bruscas no preço.
Títulos Pós-Fixados
Como funciona sua remuneração?
O Tesouro Selic, como o próprio nome indica, remunera o investidor de acordo com a taxa básica de juros, a Selic, que é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária) em reuniões a cada 45 dias. O cálculo de sua remuneração é feita diariamente para o investidor, de acordo com o percentual da taxa pago pelo governo. Já o Tesouro IPCA+ remunera o investidor com uma taxa predefinida no momento da compra + variação da inflação (medida pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Vantagens e riscos
O Tesouro Selic e o Tesouro IPCA+ são títulos do Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal em parceria com a B3. O governo é considerado por especialistas, o credor mais seguro que existe no país e, assim, esse se torna um investimento bastante conservador em termos de risco de crédito. O Tesouro IPCA+, por sua vez, conta com a mesma segurança do Tesouro Selic, mas não é indicado para investidores conservadores que precisam de liquidez, uma vez que seu preço oscilará ao longo do investimento, o que não acontece com o Tesouro Selic. O investidor que manter o título até seu vencimento, contudo, não sofrerá com o efeito da marcação a mercado.
Para quem se destina esse investimento?
O Tesouro Selic é um investimento indicado para investidores conservadores ou iniciantes, uma vez que conta com alta segurança, liquidez em D+1 e não com a marcação a mercado: ou seja, seus preços não oscilam ao longo do tempo da aplicação, diferentemente do que acontece com outros títulos do Tesouro Direto. O Tesouro IPCA+, por sua vez, é mais indicado para investidores de médio e longo prazo que queiram se proteger contra o efeito da inflação para planos como a compra de um imóvel ou até mesmo a aposentadoria, por exemplo.